Olá, pessoal! Sabe quando a gente fala que conhecimento é poder? Isso é super verdade quando o assunto é nossos direitos no trabalho. Hoje vamos dar uma olhada rápida em alguns dos direitos que a gente tem. Preparados?
1️⃣ Horas extras: Trabalhou além da sua jornada normal de 8 horas diárias ou 44 semanais? Essas horas a mais devem ser pagas com um acréscimo, no mínimo 50% a mais do valor da sua hora normal.
2️⃣ Intervalo para alimentação e descanso: Para quem trabalha 6 horas, temos direito a 15 minutos de intervalo. Se a jornada é de mais de 6 horas, temos direito de 1 a 2 horas de descanso. Se alimentar e descansar é essencial!
3️⃣ 13º salário: Um salário extra no final do ano? Sim, por favor!
4️⃣ Férias + 1/3: Depois de 1 ano de trabalho, temos direito a 30 dias de férias acrescido de um terço a mais do salário nesse período.
5️⃣ Salário: Parece óbvio, mas é bom lembrar que você tem direito a receber um salário justo e acordado em contrato, sempre até o 5º dia útil de cada mês.
6️⃣ FGTS: Todo mês, o empregador deve depositar 8% do seu salário em uma conta do FGTS na Caixa. Esse dinheiro é um fundo que você pode usar em várias situações, como demissão sem justa causa e compra da casa própria E SAI DO BOLSO DO EMPREGADOR.
7️⃣ Vale-transporte: Se você usa transporte público para ir e voltar do trabalho, tem direito a receber vale-transporte.
8️⃣ Licença-maternidade: Para as mamães, a CLT garante ESTABILIDADE PROVISÓRIA da confirmação da gravidez até 5 meses após o parto e Auxílio-maternidade.
9️⃣ Aviso prévio: Se o empregador decidir te demitir sem justa causa, ele deve te avisar com pelo menos 30 dias de antecedência, ou pagar o salário referente a esse período.
🔟 Adicional noturno: Trabalhar à noite rende um adicional de, no mínimo, 20% sobre o valor da hora diurna.
1️⃣1️⃣ Seguro-desemprego: Em caso de demissão sem justa causa, você tem direito a receber o seguro-desemprego por um período que varia de 3 a 5 meses.
1️⃣2️⃣ Registro na carteira de trabalho: O empregador deve fazer o registro na sua carteira de trabalho desde o primeiro dia de serviço. Isso é fundamental para garantir seus direitos trabalhistas.
Ufa, é bastante coisa, né. Conhecer seus direitos é o primeiro passo para garantir que eles sejam cumpridos!
Esses são só alguns dos direitos garantidos pela CLT. Se você tem dúvidas ou acha que algum desses direitos não está sendo respeitado;
Clique no ícone do WhatsApp e fale agora com o advogado para saber como pedir os seus direitos.
#DireitosDoTrabalhador